A amplitude da gestão financeira ideal pode variar de acordo com o perfil e necessidade de cada negócio. Porém, existem algumas dicas que devem ser seguidas por qualquer empresa que queira garantir o sucesso na administração de seus fundos. São delas que vamos falar logo abaixo.
1. Ter um planejamento financeiro bem feito
O planejamento financeiro tem o objetivo de distribuir quais serão os investimentos que uma empresa pretende fazer durante um determinado período.
Por exemplo, na criação do plano, é possível sinalizar qual será o gasto destinado a cada área, como ao marketing (com publicidade, eventos etc.) ou mesmo ao processo de vendas (incluindo gastos com viagens, telefonia e softwares).
Além disso, é necessário que sejam determinadas metas realistas durante a criação do planejamento. Como também é preciso desenhar estratégias para alcançar essas metas e não esquecer de escolher quais serão os KPIs (Key Performance Indicator) usados para acompanhar os resultados.
Como cada negócio é diferente, na hora de planejar é preciso levar em consideração as particularidades do seu setor.
2. Ter uma cultura de gastos
Uma cultura de gastos é baseada em crenças e práticas de como e quando investir seu dinheiro. Assim como essa cultura existe em nossas vidas pessoais, uma empresa também tende a criar sua própria cultura de gastos.
Por isso, é importante que você entenda qual é a sua cultura de gastos. Assim, será possível identificar qual o seu retorno diante das despesas, passando a tomar decisões mais responsáveis quando o assunto for custos.
3. Usar a tecnologia
O uso da tecnologia pode ser um grande aliado para uma boa organização, algo fundamental para a gestão financeira seja eficiente.
Pois por meio dos diversos softwares de gestão financeira disponíveis no mercado, é possível concentrar todas as informações em um só lugar. Com isso, você é capaz de acessar diversos relatórios em minutos ou mesmo consultar o histórico de clientes com facilidade.
4. Automação de processos
Como vimos anteriormente, um dos objetivos da gestão financeira é reduzir gastos desnecessários. Para isso, a automação de diversos processos como pagamentos e emissão de notas fiscais é o melhor caminho.
Muitos custos financeiros extras podem ser consequência de processos lentos ou mesmo erros humanos. Assim, quando você automatiza, não é mais necessário se preocupar com as atividades repetitivas, sobrando mais tempo para investir na parte estratégica do seu financeiro.
As plataformas de pagamento, por exemplo, permitem automatizar todo o processo de cobrança de um cliente, além da comunicação por e-mail ou mesmo SMS, reduzindo a inadimplência.
5. Contar com profissionais especializados
Muitos donos de negócios são bons em vender, mas são péssimos em gestão financeira. Se esse é o caso, não tente fazer tudo sozinho. Contrate especialistas em administração e contabilidade para colocar em dia as finanças do seu negócio. Vai valer o investimento.
6. Ter previsibilidade de receita
Essa dica se aplica para negócios que conseguem aplicar a recorrência em suas formas de vender. Na prática, isso se dá oferecendo assinaturas ou planos de mensalidades para clientes. O modelo é aplicável para serviços e produtos que podem ser usados pelo cliente de forma recorrente, como, por exemplo, box de alimentos, bebidas, ou serviços como academias, cursos etc.
Dessa forma, com base na quantidade de assinantes e nos preços cobrados, o empreendimento consegue calcular com antecedência a receita recorrente mensal esperada (MRR). Isso permite maior controle e planejamento financeiro, sendo uma goleada em termos de gestão financeira eficiente.
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