Entenda o que pode atrapalhar uma boa gestão financeira e perda do controle do dinheiro da empresa.
1. Falta de ferramentas de controle
Se a empresa usar apenas uma planilha para fazer gestão financeira, em algum momento vai estar sujeita a erros e desorganização.
O ideal é contar com um software ERP que integre as diversas áreas corporativas, para uma análise mais ampla e compatibilização de dados.
No que tange o recebimento de pagamentos, também é preciso acompanhar os clientes adimplentes e inadimplentes. E isso pode ser facilitado pelo Sistema de Gestão Financeira, que oferece dashboards completos para seu controle de pagamentos a receber e recebidos.
2. Contas misturadas
Em empresas menores, muitas vezes, as contas de despesas pessoais dos sócios acabam se misturando às empresariais. E esse é um dos principais erros que comprometem a gestão financeira.
Isso porque o fluxo de caixa da companhia fica comprometido, podendo afetar o investimento em despesas estratégicas.
Para evitar que isso aconteça, é importante definir um pró-labore e que ele seja respeitado mesmo em caso de emergências pessoais, separando conta pessoal do CEO da conta corporativa.
3. Falta de prioridades
É importante que você conheça o seu negócio e saiba quais são as atividades que mais impactam nos seus resultados.
Por exemplo, se você possui uma academia, talvez seja mais estratégico investir primeiro seus recursos em equipamentos de qualidade para reter seus alunos do que em um super servidor para o seu site.
De forma geral, é preciso analisar e decidir no que investir seu capital de giro.
4. Gestão ineficiente de estoque
Se a sua empresa trabalha com produtos físicos e conta com um estoque próprio, os erros mais comuns cometidos na gestão de estoque podem estar atrapalhando a saúde financeira do seu negócio.
Isso porque sem controle dos produtos em estoque, o dono de negócio pode estar perdendo produtos sem saber, ou mesmo estar investindo capital desnecessariamente em produtos com baixa saída.
Por fim, outro erro comum causado pela falta de conhecimento sobre o estoque pode ser deixar de repor um produto importante e perder vendas pela falta de produto para entrega. Isso cria um desbalanço nas vendas e com certeza, descontrole financeiro.
Vale ficar de olho nessa importante fonte de custos para o seu negócio.
5. Antecipação de recebíveis descontrolada
A antecipação de recebíveis é uma tentação para muitos empreendedores que aceitam cartões como forma de pagamento. A antecipação é uma opção oferecida pelas operadoras das maquininhas para que, mediante uma taxa, o empresário possa receber o dinheiro das suas vendas por cartão antes do prazo padrão.
Nas vendas no crédito, por exemplo, são cerca de 30 dias até que a operadora transfira o dinheiro ao comerciante. Nas vendas parceladas, então, o prazo vai se estendendo conforme o número de parcelas.
Muitos empreendedores optam, então, pela antecipação para receber o dinheiro mais rapidamente e pagar despesas emergenciais. Nesse caso pontual, é melhor esse recurso do que recorrer a um empréstimo, porque as taxas são mais competitivas.
Mas, se isso se tornar um hábito, pode afetar muito o controle financeiro da empresa a longo prazo. Por isso, recomenda-se muito cuidado com a antecipação, e a busca das melhores taxas antes de realizá-la.
Comments